quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

REFLEXÃO NATALINA...


Compre! Tenha! Vença! Faça! Conquiste! São apenas algumas das tantas ordens que ouvimos da sociedade, da mídia, do vizinho... Ou já nem as ouvimos mais porque simplesmente já as seguimos. Estamos habituados. E correndo atrás dessas leis que nem sabemos se faz sentido para nós, nos esquecemos do principal: o ser humano. Os outros e nós mesmos estamos em segundo plano.

O tempo do Natal quer nos mostrar justamente o contrário. Jesus, humano, desprovido de todos os bens, nos indica que o mais importante é nossa essência, a pessoa que somos intimamente. E nada é mais próprio do humano do que o SER e o RELACIONAR-SE.

Criados à imagem e semelhança de Deus, somos chamados a ser e só poderemos alcançar nossa verdadeira felicidade quando respondermos fielmente ao seu chamado original, numa abertura a todas as dimensões que nos constituem como pessoas. Segundo a antropologia teológica cristã o ser humano só se realiza plenamente enquanto ser relacional. Isso significa dizer que, chamada a realizar a si mesma, a pessoa só consegue fazê-lo na medida em que se autotranscende, na relação com Deus, com o outro e com o mundo. Na medida em que o ser humano se fecha a qualquer uma das suas relações, caminha na direção contrária do seu vir a ser, tornando-se menos humano, pois é na relacionalidade, inclusive, que a pessoa se compreende como tal.

Muitas vezes, por causa das ditas regras que já nos tornaram hábitos, agimos de forma individualista, egoísta, imediatista. Nesse momento, tornamo-nos menos do que somos chamados a ser. Nossa realização fica negligenciada. Precisamos, então, reiterar nossos princípios de empatia, solidariedade, esperança, liberdade... Restabelecer na nossa relação com Deus, com o outro, com o mundo e conosco mesmo o caminho da autêntica humanidade que nos é mostrada no exemplo de Jesus.

Tenha, faça, conquiste e presenteie se isso realmente fizer bem a você e aos que te rodeiam. Isso também faz parte da realização humana. Mas dê antes de tudo algo de si mesmo: um olhar, um sorriso, um abraço, uma palavra... Antes de ter, SEJA! AME! VIVA!

Feliz Natal e um Ano Novo com realizações verdadeiramente humanas e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário