Compre! Tenha! Vença! Faça! Conquiste! São apenas algumas das tantas ordens que ouvimos da sociedade, da mídia, do vizinho... Ou já nem as ouvimos mais porque simplesmente já as seguimos. Estamos habituados. E correndo atrás dessas leis que nem sabemos se faz sentido para nós, nos esquecemos do principal: o ser humano. Os outros e nós mesmos estamos em segundo plano.
O tempo do Natal quer nos mostrar justamente o contrário. Jesus, humano, desprovido de todos os bens, nos indica que o mais importante é nossa essência, a pessoa que somos intimamente. E nada é mais próprio do humano do que o SER e o RELACIONAR-SE.
Criados à imagem e semelhança de Deus, somos chamados a ser e só poderemos alcançar nossa verdadeira felicidade quando respondermos fielmente ao seu chamado original, numa abertura a todas as dimensões que nos constituem como pessoas. Segundo a antropologia teológica cristã o ser humano só se realiza plenamente enquanto ser relacional. Isso significa dizer que, chamada a realizar a si mesma, a pessoa só consegue fazê-lo na medida em que se autotranscende, na relação com Deus, com o outro e com o mundo. Na medida em que o ser humano se fecha a qualquer uma das suas relações, caminha na direção contrária do seu vir a ser, tornando-se menos humano, pois é na relacionalidade, inclusive, que a pessoa se compreende como tal.
Muitas vezes, por causa das ditas regras que já nos tornaram hábitos, agimos de forma individualista, egoísta, imediatista. Nesse momento, tornamo-nos menos do que somos chamados a ser. Nossa realização fica negligenciada. Precisamos, então, reiterar nossos princípios de empatia, solidariedade, esperança, liberdade... Restabelecer na nossa relação com Deus, com o outro, com o mundo e conosco mesmo o caminho da autêntica humanidade que nos é mostrada no exemplo de Jesus.
Tenha, faça, conquiste e presenteie se isso realmente fizer bem a você e aos que te rodeiam. Isso também faz parte da realização humana. Mas dê antes de tudo algo de si mesmo: um olhar, um sorriso, um abraço, uma palavra... Antes de ter, SEJA! AME! VIVA!
Feliz Natal e um Ano Novo com realizações verdadeiramente humanas e felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário