segunda-feira, 2 de março de 2009

APRENDIZADO

Minha avó sempre dizia que “conhecimento não ocupa lugar”. Acho que internalizei essa fala dela... Adoro aprender! Qualquer coisa que seja. Saber mais sobre algum assunto que ainda não sei, desenvolver uma nova habilidade, entender melhor como as coisas acontecem, ... Enfim, me acostumei a levar tudo na minha vida como um aprendizado.

E inspirada num poema de Shakespeare ("Eu aprendi"), resolvi escrever o que eu tenho aprendido nesses últimos meses. Fiz minha versão...
Digo “tenho aprendido” para demonstrar continuidade. É como vejo o aprendizado. Nunca está concluído. Há sempre algo a se aprender... Portanto, tenho aprendido...


TENHO APRENDIDO...

Tenho aprendido que nem todos os frutos que colhemos são materiais. Mas, desses frutos imateriais podem nascer sementes para a conquista de frutos palpáveis.

Tenho aprendido que sonhar é muito fácil, mas tornar projetos em realidade dá muito trabalho. Exige dedicação e paciência. E que paciência!!!

Tenho aprendido que nem tudo que reluz é ouro. Tem coisas (e até pessoas) que nos seduzem, mas, quando olhamos de perto, não são tudo isso...

Tenho aprendido que querer não é poder, principalmente quando envolve o querer/poder do outro. Querer é simplesmente poder tentar, e só! Conseguir já é outra estória...

Tenho aprendido que entregar-se é melhor do que abster-se, ainda que você saia machucado.

Tenho aprendido que conhecer os outros é conhecer-se a si mesmo. Ou pelo menos, levantar questões que te levam ao autoconhecimento.

Tenho aprendido que não aprendi tudo, estou ávida por aprender mais e vou morrer tendo o que aprender!
Por isso mesmo esse poema não acaba aqui. De tempos em tempos terei aprendido mais e novos versos surgirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário