domingo, 22 de março de 2009

DESIDERATA

No meio do barulho e da agitação, CAMINHE TRANQÜILO, pensando na paz que você pode encontrar no silencio.

Procure VIVER NA HARMONIA com as pessoas que estão ao seu redor, sem abrir mão da sua dignidade.

FALE A SUA VERDADE, clara e mansamente. Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria historia. Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito.

NÃO SE COMPARE AOS DEMAIS, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo.

VIVA INTENSAMENTE os seus ideais e o que você já conseguiu realizar.

MANTENHA O INTERESSE NO SEU TRABALHO, por mais humilde que seja: ele é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos.

SEJA PRUDENTE em tudo o que fizer, porque o mundo está cheio de armadilhas. Mas NÃO FIQUE CEGO PARA O BEM que sempre existe. Há muita gente lutando por nobres causas. Em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.

SEJA VOCÊ MESMO. Sobretudo não simule afeição e não transforme o amor numa brincadeira, pois no meio de tanta aridez ele é perene como a relva.

ACEITE com carinho o CONSELHO DOS MAIS VELHOS e seja compreensivo com os IMPULSOS INOVADORES DA JUVENTUDE.

CULTIVE A FORÇA DO ESPÍRITO e você estará preparado para enfrentar as surpresas da sorte adversa. NÃO SE DESESPERE com perigos imaginários: muitos temores têm sua origem no cansaço e na solidão.

Ao lado de uma SADIA DISCIPLINA, conserve para consigo mesmo, uma IMENSA BONDADE. Você é filho do Universo, irmão das estrelas e arvores, você merece estar aqui. E mesmo se você não pode perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo seu destino.

PROCURE, POIS, ESTAR EM PAZ COM DEUS, seja qual for o nome que você lhe der.

No meio dos seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada pela vida, CONSERVE NO MAIS PROFUNDO DO SER, A HARMONIA E A PAZ. Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano, o mundo ainda é bonito.
CAMINHE COM CUIDADO, FAÇA TUDO PARA SER FELIZ E PARTILHE COM OS OUTROS A SUA FELICIDADE.
(texto encontrado em Baltimore, EUA, na antiga Igreja de Saint-Paul, em 1962)

4 comentários:

  1. Sinto que, hoje, esta filho do Universo se deixou mesmo inspirar e conseguiu inspirar os outros com as suas palavras. Vou procurar segui-las à letra.
    Um beijo,
    Maria Emília

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Emília!
    o texto é mesmo lindo... inspirado e inspirador. Mas infelizmente não é meu... Foi um esquecimento não colocar a fonte... erro já corrigido!
    Independente do autor, tambem procuro seguir os ensinamentos, deste e de outros textos similares que encontro, inclusive aqueles postados por voce no seu blog.
    abraco
    abracos

    ResponderExcluir
  3. Salvé minha querida!

    Grata por este momento tão nosso... porque já entendemos estas palavras que nos deixa aqui !
    Que Deus lhe dê toda a coragem e sobretudo vontade intrínseca para continuar Caminhando até á meta final!
    Que o "ego" nunca a desvie dos seus propósito!
    Abraço meu
    Mariz

    ResponderExcluir