quinta-feira, 5 de março de 2009

PRECONCEITO

Algumas palavras dizem tudo em si mesmas... Preconceito é uma delas.

Obviamente, se refere a formar um PRÉ-conceito, ou seja, fazer juízo a respeito de alguma coisa antes de conhecê-la profundamente. Assim, formamos uma opinião sobre algo/alguém tomando como base uma única característica, seja cor, religião, opção sexual, aparência, etc. e a partir daí guiamos nossas atitudes em relação a este algo/alguém baseando-nos apenas nessa opinião que julgamos certa. Por isso, na minha visão, o Pré-conceito é tão destrutivo... porque tira de nós a oportunidade de vir a conhecer... e tira do outro a oportunidade de se fazer conhecido. Permanecemos, nós e o outro, íntimos desconhecidos!

Engraçado, que às vezes também assumimos um preconceito “positivo”. Digo positivo não no sentido de que seja menos prejudicial, mas porque parte das características que julgamos positivas numa pessoa. Quero dizer, julgamos algo/alguém somente levando em conta o que vemos de bom nela... E aí, da mesma forma, estamos fazendo um PRÉ-conceito. De novo ignoramos o processo do conhecer e, criando uma imagem equivocada, nos decepcionamos, por um erro nosso mesmo, que não damos ao outro espaço para se revelar.

Fico me perguntando por que isso acontece? Será simples comodismo, de não se dar ao trabalho de refletir, pensar antes de formar uma opinião? É bem mais fácil encaixar uma nova informação na lista de categorias pré-estabelecidas que todos temos. Não seria mais gratificante conhecer algo novo e aumentar nossa lista de categorias?
Acho que na verdade é falta de tempo... É! Não temos, ou melhor, não nos damos tempo nem de conhecermos uns aos outros... Afinal, o tempo urge, os anos correm, a vida passa! Não podemos perder tempo descobrindo o outro, temos que trabalhar, ganhar dinheiro, cuidar da casa, da educação dos filhos... Não é isso que todos dizem?! Continuamos ignorando o outro na esperança de que nossa vida fique mais fácil!!

Não conhecemos o outro e nos negamos o conhecimento de nós mesmos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário