ROBÔS
A animação “Robôs”, da Fox, consegue dar o recado direitinho. O filme trata de uma sociedade consumista que descarta tudo aquilo que não lhe traz mais lucro. Esse modelo social lhe é familiar?!
Pois é! Dá pra gente pensar na discriminação social a tudo o que foge do padrão (de beleza, de funcionalidade, de princípios). E aí podemos incluir os idosos, obesos, deficientes, ... Onde só vale o consumo, é bom que tudo seja passageiro... Assim, facilmente o descartamos e partimos pra outro... Você conhece alguma sociedade assim?!
Acho que estamos mesmo vivendo na sociedade dos robôs, afinal se nos tratamos como objetos, então é a subjetividade que estamos negando. E não é exatamente a capacidade de sentir e pensar que nos diferencia deles?!
PLANTAÇÃO II
"À semente, dá-lhe o tempo para germinar"
Assim, quando percebermos, teremos uma grata surpresa.
Você viu Walle-e? Acabou de ganhar o Oscar de melhor animação. Muito interessante e desenvolve temas como sustentabilidade, ecologia, relações humanas, consumismo, companheirismo e violência! Sua teoria não é infundada, também penso assim. Aliás, essas animações já estão mesmo sendo pensadas para adultos. Há quem identifique a sensualidade, a apelo ao prazer e outras coisas mais (vai saber). Um exemplo, segundo os que pensam assim, seria “O caminho para Eldorado”. Bjus
ResponderExcluir