sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

FILMES DE ANIMAÇÃO

Tenho uma teoria de que os filmes infantis de animação são para “gente grande”. Não que as crianças não se beneficiem com os ensinamentos desses filmes... Muito pelo contrário! É bom que elas, desde cedo tomem conhecimento de conceitos éticos que, como qualquer estória infantil, eles também trazem. Mas é que esses filmes são sempre tão bem cuidados e bem produzidos que merecem uma reflexão mais aprofundada... Procurando Nemo, Robôs Formiguinhas, Shrek... são só alguns exemplos de longa-metragem que possibilitam uma crítica social muito além de uma simples diversão.

ROBÔS


A animação “Robôs”, da Fox, consegue dar o recado direitinho. O filme trata de uma sociedade consumista que descarta tudo aquilo que não lhe traz mais lucro. Esse modelo social lhe é familiar?!

Pois é! Dá pra gente pensar na discriminação social a tudo o que foge do padrão (de beleza, de funcionalidade, de princípios). E aí podemos incluir os idosos, obesos, deficientes, ... Onde só vale o consumo, é bom que tudo seja passageiro... Assim, facilmente o descartamos e partimos pra outro... Você conhece alguma sociedade assim?!

Acho que estamos mesmo vivendo na sociedade dos robôs, afinal se nos tratamos como objetos, então é a subjetividade que estamos negando. E não é exatamente a capacidade de sentir e pensar que nos diferencia deles?!

PLANTAÇÃO II

"À semente, dá-lhe o tempo para germinar"

Assim, quando percebermos, teremos uma grata surpresa.

Um comentário:

  1. Você viu Walle-e? Acabou de ganhar o Oscar de melhor animação. Muito interessante e desenvolve temas como sustentabilidade, ecologia, relações humanas, consumismo, companheirismo e violência! Sua teoria não é infundada, também penso assim. Aliás, essas animações já estão mesmo sendo pensadas para adultos. Há quem identifique a sensualidade, a apelo ao prazer e outras coisas mais (vai saber). Um exemplo, segundo os que pensam assim, seria “O caminho para Eldorado”. Bjus

    ResponderExcluir